GALERIA DOS HOMENAGEADOS COM O
PRÊMIO ABRAPAC
Em reconhecimento às suas
realizações em prol da aviação
EDIÇÃO 01 – 2017
CORONEL ALBERTO MALFI SARDILLI
PM Ambiental de SP
Pelas ações contra o perigo baloeiro em SP no ano de 2017, com o número recorde de 190 artefatos apreendidos e o fechamento de 24 fábricas clandestinas, evitando a confecção de mais de 500 balões.
Biografia: O Coronel Alberto Malfi Sardilli, 48 anos, está na Polícia Militar do Estado de São Paulo desde os 15, quando ingressou no curso preparatório de formação de oficiais. Ao longo de sua carreira, já esteve à frente de importantes unidades, como o Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” (a cavalaria da PM), o Comando de Policiamento de Área Metropolitano em Guarulhos e o Batalhão Tobias de Aguiar (a ROTA). Graduado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, com Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, atualmente é o comandante da Polícia Militar Ambiental de SP, onde tem desenvolvido um intenso trabalho contra o perigo baloeiro.
Conheça a PM Ambiental

Os cmtes. Aldo Bien (presidente da ABRAPAC) e Paulo Licati
EDIÇÃO 02 – 2018
CMTE. PAULO LICATI
Pelo seu trabalho incessante e de valor inestimável nos últimos 10 anos em prol da segurança de voo, através de estudos de fadiga humana na aviação, sempre com argumentação técnico-científica e embasamento teórico.
Biografia: O cmte. Paulo Licati é piloto de linha aérea, pós-graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo ITA e credenciado como Agente de Segurança de Voo pelo CENIPA. Pesquisador e autor de diversos estudos pioneiros sobre Fadiga Humana no Brasil, desempenhou um papel fundamental na discussão da Nova Lei do Aeronauta, assumindo, inclusive, o papel de Coordenador da Comissão Nacional de Fadiga Humana. Associado da ABRAPAC, contribuiu de forma inédita para o viés técnico-científico da associação.
EDIÇÃO 03 – 2019
CMTE. TÚLIO RODRIGUES
Pelo seu trabalho contínuo e altamente qualificado em prol da segurança de voo, através de estudos de fadiga humana na aviação, recorrendo à Ciência como base das conquistas.
Biografia: Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Física Nuclear e Física de Partículas na mesma Universidade. Atualmente, está envolvido em pesquisas multidisciplinares com ênfase na utilização de modelos biomatemáticos para avaliação da fadiga mental. É comandante de linha aérea, diretor da Associação dos Aeronautas da Gol, membro do Comitê de Performance Humana da IFALPA, coordenador da Comissão Nacional de Fadiga Humana do CNPAA e porta-voz científico do Projeto Fadigômetro.